Networking: como construir e manter uma eficiente rede de relacionamentos

Networking

O segredo número um para se obter sucesso no desenvolvimento de uma carreira promissora é fazer Networking. Embora suas habilidades técnicas específicas e sua postura geral sejam fatores fundamentais para o sucesso, a quantidade e qualidade de oportunidades de trabalho que você encontrará ao longo do caminho vão depender muito da dimensão da sua network.

Se você questionar a sabedoria em adotar as práticas de Networking, dê uma olhada nos profissionais bem sucedidos à sua volta – com maior frequência, notará que eles têm praticado técnicas de “Networking” por anos.

A Network é uma ferramenta de compartilhamento de recursos e contatos. Um bom relacionamento ou uma boa imagem é um grande capital. Para aumentar a rede de contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas, frequentar lugares.

Antes de ser uma troca de contatos com profissionais do seu mesmo patamar, a Network deve ser uma troca com profissionais de competências e esferas diferentes das suas.  Desta forma, temos muito a trocar.

A visão da imagem do profissional como um capital a ser explorado complementa outro recurso que tem sido valorizado recentemente: o capital intelectual. O conjunto de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisa acumulados, por exemplo, são o capital intelectual. A imagem dos profissionais e sua rede de contatos também pode ser considerada um bem para a empresa. “O profissional tem que ser um demonstrador de si mesmo”.

As redes de relacionamentos são onde multiplicamos nossas possibilidades dando e recebendo informação, conhecimentos e oportunidades, e podem ser descritas com base no antigo conceito de sinergia onde o todo é maior que a soma das partes.

A capacidade de formar a Network e é claro, mantê-la é um fator muito importante que permitirá projeção e informação. Como diz o ditado, ninguém é uma ilha. Para conseguirmos manter-nos no “circuito” é preciso construir uma rede de amizades e relacionamentos, onde podemos ajudar e ser ajudados.

Investir na construção de uma rede de relacionamentos é a melhor forma de estar sempre em evidência, bem informado e atualizado com o mercado.

Criar e manter essa rede de contatos deve ser uma prática diária de qualquer profissional, seja qual for sua idade, cargo ou área de atuação. Cultivar antigos contatos e investir em novas relações profissionais são atitudes estratégicas.

Quem ainda aposta na fórmula do “eu sozinho”, portanto, deve começar a rever os seus conceitos e passar a investir na construção da sua rede de relacionamentos.

Marcia Vazquez

Gestora do Capital Humano
MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera, Certificada em Hogan pela Hogan Brasil, Certificada em Coaching pela International Coaching Community (ICC), Pós-Graduada em Gestão de RH pela Universidade São Marcos, Especializada em Análise Transacional pelo IBAT e Graduada em Psicologia pela FMU