Engenheiros tomam conta das vagas

O diploma dos engenheiros foi o mais requisitado pelo mercado de trabalho no mês de fevereiro/2018. De acordo com Ana Cruz, Gerente de Comunicação da Thomas Case & Associados, o estudo foi feito com base nas posições captadas para nossos assessorados.

Levantamento mensal de vagas realizado pela Thomas Case & Associados registra o aumento na procura por profissionais da engenharia. No mês de fevereiro/2018, foram requisitados 156 profissionais com formação nessa área. Além disso, em relação ao mês de janeiro, houve um aumento de 2,6% no anúncio de vagas destinadas a engenheiros.

A maior demanda tem foco nos profissionais de segurança do trabalho e de agronegócio. Possivelmente, esse aumento nas contratações é decorrente da preocupação maior com segurança e sustentabilidade e, no caso de agronegócio, a profissionalização do setor e o ritmo de crescimento do mercado de orgânicos, o que confirma previsões feitas por especialistas das áreas no fim do ano passado.

Entre as áreas mais procuradas pelo mercado em fevereiro também está a Comercial, ocupando o 2º lugar no ranking, requisitada para o preenchimento de 140 vagas. Entretanto, a procura por profissionais desse setor teve uma redução de 35,8% em relação ao mês anterior. No compasso do crescimento, a área Industrial se destacou, com aumento de 52,4% na procura por profissionais com essa formação.

Para absorver esses profissionais, o mercado abriu 833 oportunidades de emprego durante o último mês. A área Financeira também está no ranking que mais emprega, com 100 vagas abertas, o que equivale a 12,0% do total. As áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Marketing, Recursos Humanos e Operações também dispõem de muitas vagas no mercado de trabalho: juntas, elas correspondem a 35,0% do total das chances de emprego.

A pesquisa também revelou que o momento é propício para quem deseja assumir posições gerenciais; elas foram solicitadas para 27,8% das vagas, oferta que cresceu 44,2% em relação ao mês passado.

De modo geral, o mês de fevereiro obteve números otimistas no mercado de trabalho. Apesar da forte retração da atividade econômica, da turbulência política, das incertezas rumo à eleição e da constrangedora taxa de desemprego brasileiro, as empresas têm reagido bem e o mercado de trabalho acompanha esse ritmo.

Áreas em destaque: De acordo com a pesquisa da Thomas Case & Associados, além das áreas mencionadas, as que mais se destacaram foram: Jurídica, com 5,0% do total das oportunidades; Administrativa, com 4,4%; e Supply Chain, com 4,2%.

Sobre o estudo: O levantamento da Thomas Case & Associados é realizado com base nas posições captadas para os assessorados da Consultoria – não representa a totalidade das vagas abertas no País.

Ana Cruz

Gerente de Comunicação
Graduada em Comunicação e Designer Gráfico pela Universidade Paulista, Comunicação Integrada pela ESPM. Possui 21 anos de experiência em consultorias de Recursos Humanos.