Não trace muitas metas em 2019: identifique o que mais importa

Parece um velho clichê dizer que quando um novo ano se inicia, tudo se renova e surgem novas intenções e propósitos. No entanto, se analisarmos bem, a vida muda a todo minuto e não apenas na virada do ano ou na troca do calendário. Ela traz satisfações, êxitos, impedimentos, surpresas – boas, outras nem tanto –, mas sempre oferece muito aprendizado.

É realmente no fim do ano, nas pausas para os feriados e as férias, que percebemos que o ano passou e mais um ciclo se encerrou.

Alguns veem este período como somente mais um ano, mas muitos vislumbram uma nova oportunidade de fazer as coisas de forma melhor e diferente, de estipular novos planos e tentar cumpri-los. E essa certamente é a maior motivação: recomeçar com o pé direito, seja chavão ou não.

Esse descanso no início de ano deve ser um período para reflexões, de analisar se a sensação é de “dever cumprido” ou de “insucesso”. Se for o caso negativo, é preciso identificar as justificativas: o que não foi feito? Onde a direção foi desviada? Valeu a pena pegar este atalho? Em que melhorou na sua carreira? O que aprendeu? Quais são as suas prioridades? As metas traçadas foram cumpridas? O que descobriu fazer de melhor? Responder essas questões é importante para você se conhecer, se entender, perceber o que deu certo e errado, espelhá-las em seu momento e identificar as novas prioridades para seguir em frente.

Diante disso, não trace muitas metas para este ano: identifique o que de verdade importa. Trocar de emprego? Pedir uma promoção? Buscar a trabalhabilidade? Mudar de segmento? Abrir um negócio próprio? Fazer uma especialização? Uma viagem internacional? Tirar um sabático? Comprar uma casa ou um carro? Pequenos prazeres e realizações diárias definem quem é você.

Respeite seus limites. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, já que você corre o risco de deixar pela metade – ou pior – não realizar os projetos como gostaria, o que pode ocasionar um próximo fim de ano cheio de frustrações.

Se preferir traçar suas metas, faça isso estrategicamente – com direito a prazos, cronograma, análise de custos, logística e tudo mais, pois é assim que elas se concretizam.

Três ressalvas no meu ponto de vista devem ser mantidas sempre, independentemente dos planos mudarem ou não: foco, valores e planejamento. Saiba onde quer chegar e também onde não quer; respeite seus interesses, reais convicções e não despreze boas influências externas. O tempo passa rápido demais e planejamento correto ajuda a não desperdiçá-lo.

E como mencionei logo no início, se alguns planos mudarem no decorrer do percurso, não tenha receio em refazê-los, afinal, a vida se renova e traz novas oportunidades a todo instante. Feliz Ano Novo.

Ana Cruz

Gerente de Comunicação
Graduada em Comunicação e Designer Gráfico pela Universidade Paulista, Comunicação Integrada pela ESPM. Possui 21 anos de experiência em consultorias de Recursos Humanos.

6 thoughts on “Não trace muitas metas em 2019: identifique o que mais importa

  1. Bom dia, Ana Cruz.

    Excelente matéria que serve muito para uma reflexão do que passou, restou e ainda está por vir em nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal. Sempre temos que traçar nossas metas, planos e estratégias, nessas duas esferas.

    Tenha um ótimo início de ano e que tudo que traçou seja concretizado.

    Cláudio Ferreira

    1. Boa tarde, prezado Cláudio! Que bom que o artigo publicado serviu de reflexão. Tenha um excelente 2019 e que seus planos sejam realizados! Será um prazer também a sua companhia em nossos posts. Abraços!

  2. Ana Cruz,
    Bem ao seu tempo e momento esta matéria, pois leva-nos a uma segunda reflexão do planejamento estratégico de vida profissional e pessoal. A dica bem importante que encontrei na leitura é o foco, pois com vários objetivos a luz fica difusa e não iluminando os alvos a serem atingidos, que devem ser poucos como você comenta sobre a ordem de importância.

    Parabéns, acredito que deverá ser um “Norte” a diversos leitores.

    SDS

    1. Caro Alberto, que alegria ler que a dica foi importante para uma boa reflexão. Tenha um excelente 2019 cheio que planos concretizados. Abraços

  3. Ótima matéria Ana Cruz!
    Realmente é necessário planejar com detalhes as nossas metas e objetivos.

    Quando temos clareza sobre os nossos propósitos aumentamos muito as chances de sucesso em todos os setores da nossa vida.

    Um excelente 2019 para você e toda equipe Thomas Case & Associados.

    1. Prezado Sidnei! Como você afirmou: quando temos clareza de nossos propósitos aumentamos as chances de um sucesso em qualquer setor da vida. Que você tenha um ótimo ano, cheio de metas concluídas. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *