A atitude que pode fazer você perder o emprego

Atualmente, ninguém pode se dar ao luxo de fazer apenas o que está restrito à própria função. Confira mais um artigo exclusivo de Norberto Chadad, Presidente da Thomas Case & Associados, para o app da Revista Você S/A.

Para toda crise, há sempre uma saída. Como é improvável que possamos prever todas as crises ou fugir delas, o melhor é aprender a conviver com elas positivamente. Quando todos tiverem pelo menos um pouco de otimismo, a situação pode melhorar, mas, quando só se fala em crise, fortalece-se o momento conturbado. Cito uma antiga frase britânica, cuja tradução é: “Não devem ser ouvidos os que costumam dizer que a voz do povo é a voz de Deus, pois a impetuosidade do vulgo está sempre próxima da insânia.”

Em época de crise, existe uma grande demanda de vagas no mercado de trabalho por profissionais diferenciados e atualizados. Posso afirmar que as empresas se interessam por atitudes específicas no momento de selecionar um colaborador. São elas: habilidade de comunicação, interesse, facilidade de trabalho em equipe, aptidão para aceitar desafios diferentes, além de ser comprometimento e competitividade.

Vale ressaltar que o motivo das empresas contratarem funcionários competitivos está no desejo de superação que estes profissionais carregam e não apenas no interesse por exibir seus conhecimentos técnicos, o que é muito peculiar à geração Y.

Hoje, mais do que nunca, continuarão nas companhias aqueles que realmente fizerem a diferença. As atitudes e as ações contam mais do que a descrição exata do cargo. Profissionais aperfeiçoados, reciclados, flexíveis, responsáveis, criativos para superar situações difíceis, capazes de trabalhar em equipe e de agregar valor à marca estarão com os empregos garantidos, especialmente aqueles que se candidatam a assumir funções dos que já saíram.

Os que pensam “não ganho a mais para fazer isso” ou “isso está longe das tarefas que exerço” estão negando o reconhecimento como um bom profissional e poderão amargar rapidamente o desemprego. Afinal, as funções nas empresas continuam as mesmas, contudo, há um número menor de pessoas para executá-las.

Atualmente, as atualizações nos organogramas são constantes, e nenhum colaborador pode se dar ao luxo de ficar restrito ao que costuma fazer nas épocas de “vacas gordas”, quando os custos absorviam os erros, incompetências e desperdícios. Os tempos são outros: a crise mudou a perspectiva das empresas, e ninguém é mais exclusivo. A recomendação é para que todos “saiam do seu quadrado” e desenvolvam uma visão horizontalizada da empresa, pois a vertical e restrita não tem mais espaço no mundo corporativo.

Esteja pronto para desempenhar as qualidades destacadas e ser um profissional que toda empresa deseja. Pondo-as em exercício, o crescimento e o sucesso serão conduzidos a você naturalmente.

Outra publicação

Jornal Empresas & Negócios: http://bit.ly/2HslYbQ

Norberto Chadad

Presidente da Thomas Case & Associados

2 thoughts on “A atitude que pode fazer você perder o emprego

  1. Muito boas as colocações.
    Faço apenas uma observação no que se refere à “competitividade’. É muito tênue a linha que separa a “competitividade” da “fome de poder”.
    Eu não sou da Geração “Y”, e talvez nem da “X”. Nasci em 1961 e há quem diga que sou uma “Baby boom”, mas eu não tenho certeza e isso não é relevante para o que discutimos agora. O que quero dizer é que ao longo de minha carreira no mundo corporativo, vi muita gente confundir o desejo de superar a si mesmo com o de prejudicar os que estão à volta.
    É preciso muita maturidade para entender que uma coisa não depende da outra.
    A competitividade é necessária e saudável quando temos o desejo de fazer sempre melhor, de superarmos nossos próprios obstáculos, de hoje fazermos mais do que ontem, mas pode ser um tropeço quando a pessoa a confunde com um “rolo compressor” que tem de passar por cima dos demais.
    Muito cuidado com isso.
    Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *