Saiba como escolher a pós-graduação perfeita

Fique atento nessas dicas para não se arrepender do curso escolhido. Marshal Raffa, Diretor Executivo da Thomas Case & Associados Campinas, na reportagem para o Portal Quero Bolsa, traz pontos importantes e fundamentais na hora de decidir qual curso de especialização fazer.

Por Caroline Sassatelli

Decidir qual pós-graduação fazer não é uma missão fácil. Será que é melhor continuar na área que está trabalhando ou mudar? Fazer uma especialização realmente vai fazer a diferença na sua carreira? São muitas perguntas que nos deixam totalmente perdidos.

É por isso que, antes de ir logo fazendo a sua matrícula em um curso, tenha em mente alguns pontos fundamentais, como as características da escola, das aulas e, claro, como todo aquele conteúdo aprendido poderá ser vantajoso à sua carreira. Quem afirma isso é Marshal Raffa, especialista em gestão de carreiras e diretor executivo da consultoria Thomas Case & Associados.

Por onde começo?

De acordo com o entrevistado, o primeiro a se fazer é decidir qual pós-graduação tem mais a sua cara. Para isso, tenha em mente quais são seus objetivos profissionais, o que você espera da sua carreira e como uma pós-graduação pode ajudar nisso tudo. “O ideal é fazer a pós quando já se tem certeza como poderá incluir seu aprendizado na prática. Isso vai além de apenas incluir o curso no currículo. Está mais ligado a ganhar conhecimento e aplicá-lo na vida”, declara.

Vale lembrar que hoje existem duas modalidades de pós-graduação: a lato sensu (que inclui especializações e MBA) e a stricto sensu (mestrado e doutorado). Além disso, existem opções de aulas presenciais, a distância e também semipresenciais. Esses são pontos que também precisam ser analisados com atenção antes de se dar continuidade à escolha.

Decidindo onde fazer

Chegou, então, a hora de se escolher uma faculdade. Para Raffa, é ideal se observar se o curso escolhido respeita as 360 horas mínimas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), além da própria instituição ser reconhecida pelo órgão.

“É ideal procurar todas as informações sobre o próprio curso também, como a grade de aulas para ter certeza que elas serão compatíveis com o que você espera. Ainda, pesquise a respeito do corpo docente e currículos desses professores, os quais podem ser encontrados facilmente na internet”, diz o especialista.

Segundo ele, ainda, o aluno não deve avaliar uma pós-graduação apenas pela “marca do curso”, ou seja, apenas pelo nome da instituição ou como ela é avaliada. É claro que essas são informações importantes na hora da escolha, porém, como dito antes, o mais importante é avaliar como o conhecido aprendido nas aulas poderá ser otimizado e colocado em prática na carreira profissional do estudante.

Bora se especializar?

Se você já sabe qual pós fazer, e não quer abrir mão dos lanchos de um ensino de qualidade por um precinho, fique de olho nas milhares de opções disponíveis pelo Quero Bolsa. A plataforma disponibiliza cursos de graduação e pós-graduação com bolsas de estudo de até 75% em diversas instituições do país. Ah, e sem burocracia ou taxas mensais.

E aí, partiu estudar?

Publicação: http://bit.ly/2VnRq32

Thomas Case & Associados

Ao longo de 41 anos de atividades, nossos especialistas em Transição de Carreira, Outplacement, Coaching, Executive Search e Desenvolvimento contribuem com reportagens para diversos veículos de comunicação do país, por isso, a Thomas Case & Associados é considerada uma das principais fontes para consultas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *