7 passos para conseguir ser promovido no trabalho

O melhor dos mundos, e o mais confortável também, é aquele em que somos surpreendidos com uma bela promoção. Confiram a participação de Deise Gomes, Gerente Executiva da Thomas Case & Associados Curitiba, no Yahoo Finanças e Carreiras.

Por Melissa Santos

O melhor dos mundos, e o mais confortável também, é aquele em que somos surpreendidos com uma bela promoção. No entanto, nem sempre ela vem dessa maneira e é nesse momento que precisamos ser resilientes.

“O ambiente de trabalho é repleto de situações adversas. No entanto, mesmo que os momentos sejam difíceis, é importante que o profissional saiba lidar com todas essas experiências de forma saudável e em busca de resultados positivos”, explica Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – consultoria especializada em vagas de início de carreira.

Na opinião de Deise Gomes, Gerente Executiva da unidade em Curitiba (PR) da Thomas Case & Associados, consultoria de gestão de carreiras e RH, é importante que você seja protagonista da sua carreira. “Se a sua promoção não vier de forma espontânea, uma conversa aberta e franca pode trazê-la ou, pelo menos, deixar claro se seu crescimento virá”, orienta.

Veja, abaixo, sete passos que na opinião dos especialistas você deve seguir para conseguir a tão sonhada promoção no trabalho:

1) Vá além do esperado

Atualmente, as empresas e o mercado de trabalho, como um todo, buscam profissionais capazes de transformar conhecimento em soluções criativas, capazes de fazer mais com menos e de interagir bem em grupo/ equipes. “Para o profissional ser promovido ele precisa sempre estar disponível para ir além do que se espera dele, para cooperar além da descrição de atividades de seu cargo”, orienta Gomes.

2) Seja proativo

É preciso que você não apenas realize demandas que chegam até você, mas busque atividades que identifica que poderão gerar resultados positivos para a companhia. A proatividade é um dos comportamentos mais valorizados no ambiente de trabalho.

3) Mostre autonomia

Mesmo que você esteja em vagas de início de carreira e sua autonomia seja naturalmente mais limitada, Vianna indica sempre que possível mostrar que tem capacidade de tomar algumas decisões e sabe solucionar problemas sozinho (a). “Hoje em dia, os líderes estão cada vez mais voltados para questões estratégicas e, por isso, evitam perder tempo com questões operacionais e menores. Por isso, profissionais que têm a autonomia como habilidade ganham destaque entre os outros”, afirma.

4) Seja habilidoso

Independente da área em que você atua é importante que você seja tecnicamente um ótimo profissional. “De forma geral, você já é promovido de pleno para sênior, por exemplo, quando já atua tecnicamente como um profissional sênior, mesmo ainda sendo pleno. Então, se for o caso, invista em capacitação para se tornar um profissional efetivamente habilidoso em suas atividades”, indica Vianna.

5) Tenha um bom relacionamento interpessoal

Para galgar degraus elevados na carreira, é importante se relacionar bem com as pessoas da empresa, independentemente de nível hierárquico ou área. “Ser bem relacionado e manter relações amistosas e saudáveis é um comportamento importante e valorizado no ambiente de trabalho, que faz com que os líderes, responsáveis pela sua promoção te vejam com bons olhos”, afirma Vianna.

6) Mantenha-se sempre atualizado

Gomes destaca que é sempre importante manter-se atualizado e atento ao seu desenvolvimento pessoal. “Um profissional que se mantem competitivo (boas experiências profissionais, conhecimentos atualizados e atento ao seu desenvolvimento pessoal) tende a chamar mais atenção das corporações. Se também for capaz de gerar bons resultados e lidar bem com pessoas, tendo respeito ao próximo e adotando postura de cooperação, então esse profissional terá grandes chances de prosperar”, orienta.

7) Saiba reconhecer o melhor momento

Se sua ideia for conversar com seu líder sobre uma possível promoção, saiba reconhecer o melhor momento para fazer isso. “Ou seja, quando você tiver demonstrando resultados positivos interessantes para o time e, assim, conseguirá “defender” com mais argumentos os motivos pelos quais acredita que mereceria tal promoção”, finaliza Vianna.

Link da publicação: http://bit.ly/2PN2kKh

Thomas Case & Associados

Ao longo de 42 anos de atividades, nossos especialistas em Transição de Carreira, Outplacement, Coaching, Executive Search e Desenvolvimento contribuem com reportagens para diversos veículos de comunicação do país, por isso, a Thomas Case & Associados é considerada uma das principais fontes para consultas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *