As cinco áreas que estão contratando mesmo na quarentena

Somente os profissionais da saúde estão sendo procurados? Não. Existem outras áreas em alta segundo levantamento feito pela Thomas Case & Associados sobre as entrevistas geradas pela consultoria no período do isolamento social

Com o impacto da Covid-19 no Brasil, algumas áreas ficaram sobrecarregadas devido à demanda de serviços, um exemplo disso são os profissionais da área da Saúde. Por conta do aumento dos casos do novo coronavírus, muitos hospitais abriram vagas para conseguirem atender o grande número de pacientes.

Segundo levantamento feito pela Thomas Case & Associados sobre as entrevistas geradas pela consultoria no período do isolamento social muitas empresas continuam com os processos seletivos totalmente online para atender a essa procura de outros segmentos.

Além do aumento registrado para a área da Saúde, a segunda maior procura tem foco nos profissionais da área Comercial / Vendas, com 18,4% das entrevistas.

Períodos de instabilidade econômica requerem estratégias funcionais e que gerem resultados rápidos. Os profissionais da área Comercial dominam as técnicas necessárias para persuadir o cliente e traçar metas para que o negócio obtenha crescimento e siga em atividade.

Entre as áreas mais procuradas pelo mercado nesse período de março e abril de 2020 também está a Financeira, ocupando o 3º lugar no ranking, requisitada para o preenchimento de 15,1% das vagas.

Possivelmente, esse aumento nessas contratações é decorrente da preocupação das empresas em manter a saúde financeira estável. O momento exige otimização de gastos, investimentos assertivos e, principalmente, planejamento para os próximos passos, já que não há data definida para o fim da pandemia.

No compasso do crescimento, a área de Tecnologia da Informação sempre se destacou. Ela ocupa nossa quarta posição no ranking. Nos últimos anos, vimos grande aumento de profissões relacionadas à tecnologia. Se estas já eram as profissões do futuro, com a gravidade do novo vírus a importância delas acelerou muito mais.

Para absorver esses profissionais, a Thomas Case & Associados recebeu 13,7% das oportunidades de emprego. Houve um aumento devastador sobre a reinvenção de diversos serviços para atender aos pedidos das pessoas por delivery e on-line. Recursos para pesquisas (descoberta de vacinas e estudos sobre vírus) e parcerias entre institutos de diferentes países se intensificaram. Além do mais, a relevância da área em tempos em que as empresas têm o desafio do home office, sendo que muitas ainda não estavam totalmente preparadas para isso. O mundo digital terá um desenvolvimento cada vez maior.

Devido ao cuidado para evitar aglomerações, inclusive em centros de distribuição, a operação logística de toda a cadeia de abastecimento está sendo exigida como nunca. Isso justifica nosso 5º lugar no ranking: Supply Chain, com 11,1% do total das entrevistas realizadas.

Operar em cenários cada vez mais complexos diante da crise visa não só trazer uma gestão eficaz à cadeia de abastecimento e de distribuição, mas sim garantir que a união das forças possa minimizar os impactos negativos para a população. É muito importante estar preparado para antecipar demandas e mitigar riscos.

Outras áreas certamente terão um incremento vertiginoso a partir desse momento. O foco agora será ainda maior no ser humano e na prevenção.

APESAR DA FORTE RETRAÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA, DA TURBULÊNCIA POLÍTICA, DAS INCERTEZAS POR CONTA DA PARALISAÇÃO E DA ALTA TAXA DE DESEMPREGO BRASILEIRO, AS EMPRESAS TENTAM REAGIR E O MERCADO DE TRABALHO ACOMPANHA ESSE RITMO.
Áreas e segmentos em destaque:

De acordo com o levantamento da Thomas Case & Associados, além das áreas mencionadas, as que mais se destacaram foram: Administrativa e Engenharia, com 9% do total das oportunidades; Comunicação / Marketing, com 7,7%; e Recursos Humanos, com 6,4%. Empresas de serviços lideram as vagas com 73,5% das oportunidades; indústrias com 19,2%; e, varejo / atacado com 7,3%.

Sobre o estudo: O levantamento da Thomas Case & Associados foi realizado com base nas entrevistas geradas para os assessorados da consultoria – não representa a totalidade das vagas abertas no país.

Thomas Case & Associados

Ao longo de 43 anos de atividades, nossos especialistas em Transição de Carreira, Outplacement, Coaching, Executive Search e Desenvolvimento contribuem com reportagens para diversos veículos de comunicação do país, por isso, a Thomas Case & Associados é considerada uma das principais fontes para consultas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *