5 maneiras de contribuir para melhorar a cultura de trabalho virtual da sua empresa

Mesmo em home office, é importante manter o espírito profissional com seus colegas e chefes. A Forbes Brasil listou cinco maneiras de contribuir com a cultura de trabalho virtual da sua companhia e definir o tom de um “novo normal”. Confira na matéria escrita por Avery Blank.

A cultura do trabalho é a experiência que você tem, baseada no que você vê e ouve enquanto trabalha. É um sentimento que você tem quando pensa nos seus colegas e no seu ambiente de trabalho.

Essa experiência ou sentimento pode ser positiva ou negativa, dependendo de como as pessoas conduzem negócios e trabalham entre si. A cultura do trabalho é moldada pelos níveis de respeito, conexão, confiança e camaradagem entre os funcionários.

Todo funcionário tem a oportunidade e a responsabilidade de moldar a cultura em que trabalha, incluindo o novo e mais predominante mundo do trabalho virtual. Portanto, não espere seu chefe assumir a liderança.

Veja a seguir cinco maneiras de contribuir com a cultura de trabalho virtual da sua companhia e definir o tom de um “novo normal”:

1. Mantenha sua câmera ligada durante as videochamadas em equipe

Se você estiver em uma reunião do Zoom com sua equipe e estiver com a câmera desligada, as pessoas perceberão. As videoconferências podem ser cansativas, e talvez você não queira ser visto sempre. Mas não ter a câmera ligada quando seus colegas de equipe estão com as deles ativadas pode fazer com que eles questionem o que você está fazendo e seu compromisso com a equipe. Mantenha sua câmera ligada durante as videochamadas em equipe. Esteja comprometido. Faça parte da equipe.

2. Vista-se profissionalmente

É tentador ficar de pijama ou vestir calças de moletom e camiseta. É mais fácil e mais confortável do que vestir uma camisa e terno. Mas tente resistir. Vista o que você usaria se estivesse no escritório da empresa. Você precisa continuar aparecendo e aparecendo bem.

3. Mostre entusiasmo

Se você deseja trabalhar em uma cultura de trabalho positiva, você e seus colegas precisam se comunicar e se envolver com uma mentalidade positiva e inquisitiva. Estar entusiasmado não significa sorrir o tempo todo ou usar muitos pontos de exclamação. Peça uma tarefa. Se você estiver em busca de novas oportunidades em sua organização, entre em contato com as pessoas da sua empresa para fazer contatos e aprender mais sobre suas trajetórias de carreira. Mostre que você continua animado para trabalhar e colaborar com seus colegas de equipe.

4. Apoie proativamente seus colegas de equipe, se você sentir que isso os ajudaria

Embora a distância física que o separa dos colegas possa fazer você se sentir menos parte de um time, você ainda pode ser um jogador da equipe. Você ainda pode apoiar seus colegas. Parte de ser um membro bem-sucedido da equipe é ter a inteligência emocional para perceber se um colega precisa de ajuda.

Você pode perguntar ao seu colega de trabalho se pode ser útil se você revisar uma apresentação de slides ou realizar uma breve pesquisa sobre os concorrentes, para reforçar a proposta que ele está escrevendo. Apoiar seus colegas de trabalho promove o trabalho em equipe e a camaradagem, essenciais para promover uma cultura de trabalho positiva.

Mas não pise nos pés das pessoas ou roube a oportunidade para seu colega brilhar. Pergunte ao seu companheiro de equipe se e onde você pode ajudar. Apoie-os, não tente substituí-los.

5. Entre no lado pessoal

Envolver-se em nível pessoal também pode ajudar a diminuir a sensação de isolamento ou desapego que seus colegas de trabalho podem sentir quando trabalhando em casa. Pergunte como eles estão ou se eles leram bons livros recentemente. Falar sobre coisas fora do trabalho pode ajudar as pessoas a se sentirem conectadas em um nível mais emocional.

Link: https://bit.ly/32pOUwj

Últimas notícias