2021 vem aí! Como será o mercado de trabalho?

O que esperar do mercado de trabalho em 2021? HSM University traz alguns insights! Confira matéria do site da Folha Dirigida.

Se tem um ano que ficará na memória de todos é 2020. A pandemia do novo coronavírus, somada a uma série de acontecimentos políticos importantes, trouxe transformações significativas em diversos âmbitos.

E não foi diferente no mercado de trabalho. Empresas e profissionais precisaram (e ainda estão precisando) se reinventar e descobrir novas formas de empreender e sobreviver a essas mudanças.

Também contam pontos neste ano de desafios os constantes avanços em tecnologia e transformação digital, que surtiram efeitos importantes nos colaboradores. Com tudo isso em vista não há quem deixe de se perguntar: o que esperar do mercado de trabalho em 2021?

A HSM University traz alguns insights para o ano que está para chegar e as profissões que devem estar em alta. Confira!

Universidade aponta profissões e áreas que estarão em alta

As principais profissões do futuro estão atreladas à tecnologia. E com a modernidade, as novas profissões estão cada vez mais interagindo com os processos de transformação digital.

Além disso, as carreiras mais antigas e tradicionais estão precisando se adequar a essa realidade. Por isso, o profissional de 2021, acima de qualquer coisa, precisará se manter em constante evolução, como alerta Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico da HSM University.

\”Em 2021, o profissional terá que ser capaz de desenvolver competências que vão muito além de suas habilidades técnicas, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e, principalmente, em um curto período de tempo.\”

Com essas mudanças bruscas no cenário corporativo, a instituição aponta que as empresas estão tendo pouco tempo para se adaptar às novas necessidades e ainda sair na frente dos seus concorrentes.

É aí que os profissionais precisam ter visão e enxergar novas possibilidades. Confira algumas profissões e áreas, que na análise da universidade, estarão em destaque em 2021.

Growth hacking

“Essa realidade abre espaço, por exemplo, para os especialistas em growth hacking.”

Essa atividade ainda é nova para algumas pessoas, muitos, talvez, nem tenham escutado esse nome ainda. Basicamente é o profissional que se utiliza de metodologias que focam no crescimento e desenvolvimento de uma companhia.

Isso a partir de análises e novas hipóteses identificadas, trazendo um olhar de inovação e empreendedorismo para novas possibilidades. Mas não se trata de apenas uma profissão possível e sim de toda uma tendência de mercado.

Programação

Outra profissão que, apesar de mais antiga, tem destaque nesse tema é a dos programadores. Ela também tem um grande espaço no mercado de trabalho, com um vasto leque de opções e oportunidades que continuarão em 2021, como prevê a HSM University.

“Por isso, investir em aprender diferentes linguagens como Noções de UX, Lógica de Programação, Java Script, Angular, Dev Back-End, Dev Mobile Android é essencial para o profissional desta área e para aqueles que querem ingressar neste mercado.”

Marketing Digital

O marketing, profissão tão tradicional, também se mostrou uma das áreas mais promissoras em 2020, de acordo com a universidade. E o marketing digital deve manter essa área aquecida no próximo ano. 

“O segmento tem se readaptado ao longo dos anos e incluindo processos tecnológicos em sua rotina, que por meio de suas ferramentas e análise de dados permite mudar a ótica do consumo, potencializando o diferencial competitivo da empresa.”

Cientista de Dados

Os cientistas de dados também continuarão sendo peças fundamentais para as companhias na análise da HSM University. Principalmente por conta do uso massivo de redes sociais e de outras ferramentas da internet, que proporcionam um grande volume de dados para os negócios. 

“Este profissional consegue transformar essas informações em insights decisivos para as organizações. Como consequência, é possível otimizar os serviços e produtos para que eles atendam melhor às necessidades dos consumidores.”

Proteção de Dados

Seguindo essa mesma linha, os advogados de proteção de dados também terão um papel fundamental dentro das corporações. A profissão está sendo ainda mais requisitada com a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obrigando as empresas a adequar suas estratégias aos procedimentos que estão previstos na lei.

Independentemente da profissão a ser escolhida, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando o desenvolvimento de suas habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.

Link da publicação na íntegra: https://folhadirigida.com.br/mais/noticias/carreira/2021-vem-ai-como-sera-o-mercado-de-trabalho

Últimas notícias