Preparação para a Aposentadoria
Preparação para a Aposentadoria
Desligamento
Bem-estar dos colaboradores
Demissão
Recrutamento
Preparação para a Aposentadoria
Desligamento
Demissão
Bem-estar dos colaboradores
Recrutamento
Pesquisa da Infojobs aponta que 70,4% dos profissionais acima dos 40 anos dizem já ter sentido preconceito por conta da idade durante processos seletivos. Confira a matéria escrita por Aline Macedo, para o g1. “As pessoas mais novas acham que são melhores que a gente. Tem gente que fala pelas costas: ‘ela é velha. O que está fazendo aqui?’”. Mais de 10 milhões de brasileiros enfrentavam o desemprego em maio – entre eles, Hilda Pereira de Oliveira Couto, que trabalhava como doméstica em uma casa de família e perdeu o emprego durante a pandemia. Aos 62 anos, Hilda enfrenta não só um mercado de trabalho restrito, mas também a barreira do preconceito com a idade. Segundo pesquisa da plataforma de emprego Infojobs, concedida com exclusividade ao g1, sete em cada dez profissionais de mais de 40 anos afirmam já ter sofrido preconceito durante processos seletivos por conta da idade. Ao todo, a pesquisa ouviu 4.558 pessoas a partir dos 40 anos; 79,4% disseram estar desempregadas. Mesmo com o ensino médio completo, Hilda enfrenta dificuldade nos processos seletivos. Ela diz que, desde a seleção, sente resistência na contratação, principalmente quando os demais candidatos são jovens. Sem aposentadoria, ela passou os primeiros quatro meses da crise sanitária recebendo o Auxílio Emergencial. Com a ajuda da família, Hilda conta que não tem passado grandes dificuldades, mas gostaria da sua independência financeira. ConfiraO desligamento da empresa por aposentadoria pode ser interpretado como demissão.
Com o aumento da expectativa de vida, a aposentadoria pode ocorrer em um momento em que o profissional ainda está ativo e se sente produtivo. Depois de 30 ou 40 anos de trabalho diário, muitas pessoas não estão preparadas para simplesmente parar de trabalhar.
O desligamento da empresa por aposentadoria pode ser interpretado como demissão, fazendo com que muitas pessoas se sintam traídas e frustradas.
Quando uma empresa oferece um programa que promove o bem-estar dos colaboradores, acaba agregando valor ao seu produto, sem falar no clima organizacional, em que colaboradores mais jovens e mais velhos percebem a preocupação com a tranquilidade dos empregados.
Além das questões financeiras e jurídicas, recomenda-se que fatores relacionados à saúde, maturidade e equilíbrio pessoal, envolvimento com o trabalho, relações familiares e sociais, esportes e lazer, ou mais específicos, como a organização de pequenos negócios, sejam explorados como parte de um programa de preparação para aposentadoria.
Sua empresa está procurando programas de aposentadoria e pós-carreira? Converse com os especialistas da Thomas Case & Associados, eles poderão esclarecer suas dúvidas e auxiliar!
Conheça os nossos programas!
Em quase meio século de atuação, a Thomas Case atendeu mais de 50 mil pessoas e se orgulha de ter assessorado mais de 11 mil empresas em todo o país por meio de diversos programas.