Começou um novo trabalho na pandemia? Dicas para se integrar ao time durante o home office

Mesmo à distância é possível manter relações que aproximam a equipe e proporcione o sentimento de pertencer ao time em um novo trabalho. Confira a participação de Deise Gomes, Gerente Executiva de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados, no Blog PraCarreiras e no Portal Alto Tietê.

Conquistar uma nova colocação em plena pandemia é o que mais de 14 milhões de brasileiros buscam desde que o mercado de trabalho foi duramente afetado pela crise. Para quem conquista a tão sonhada vaga, mais um desafio deve ser ultrapassado: a distância.

Isso porque, muitas empresas ainda adotam o home office e, por enquanto, essa é a alternativa mais segura para os colaboradores de diversas áreas. E como fica a integração de um novo colaborador no momento que precisa conhecer sua nova empresa e sua equipe.

“Quem conquistou uma colocação home office em plena pandemia muitas vezes não conheceu a equipe pessoalmente e fez a integração online. É uma adaptação necessária, mas que, pode tornar as relações de trabalho mais distantes”, explica Deise Gomes, Gerente Executiva de Transição de Carreira da Thomas Case & Associados.

Embora a maioria das empresas tenham se organizado nas recepções online mais eficientes, para muitos o sentimento de estranheza que só se conhece online impacta na rotina de trabalho.

Deise Gomes sugere uma reflexão de quais meios podem ser utilizados para me aproximar das pessoas, da cultura, dos objetivos da companhia. “Na maioria das vezes esse sentimento é comum, pois estamos experimentando um ambiente totalmente novo. É normal mesmo em pessoas que começam nas organizações de forma presencial. O tempo trará normalmente maior interação e conforto”, ressalta.

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Deise Gomes – Gerente de Transição de Carreira

Mas, algumas atitudes podem ajudar a melhorar a sensação de falta de pertencimento e tornar o trabalho à distância mais prazeroso. Confira as dicas:

Novo trabalho na pandemia: Mantenha-se aberto e entenda que é uma fase importante

Segundo a especialista, um dos pontos mais importantes para quem está começando em uma nova empresa ou até mesmo em uma posição diferente do que atuava anteriormente, é manter-se aberto às adaptações: “Entender que neste momento o online é a melhor opção para preservar a saúde de todos.

Muitos ainda são relutantes ou tem problemas em absorver as ferramentas mais tecnológicas. É comum o sentimento de não pertencer ou de distância, faz falta. Mas o trabalho de conscientização de que é necessário precisa ser constante. Entender que vai passar e chegará o momento em que todos se verão pessoalmente”, enfatiza.

Novo trabalho na pandemia: Reserve um tempo de conversa com o time

Reservar períodos livres para conversas com gestores, equipe e pares é fundamental neste período. Cinco minutos de troca de ideias sobre outros assuntos já faz muita diferença. “Entenda como se fosse a pauta para o café comum nos escritórios.

Caso contrário podemos nos ver submersos em atividades e nenhum contato ou relacionamento com as pessoas. Isso atrapalha nossa conexão com os objetivos e cultura da empresa”, diz Deise.

Novo trabalho na pandemia: Entrou agora? Capriche na apresentação

Ter uma reunião de apresentação bem elaborada é fundamental. Será nesse espaço onde o profissional terá a chance de se apresentar e conhecer brevemente a equipe, por vídeo de preferência. “Mantenha-se aberto e positivo.

Mostrar-se pronto para somar e estar junto. Parece clichê muitas vezes, mas neste momento faz ainda mais diferença”, ressalta a profissional.

Novo trabalho na pandemia: Construa relações online

Além da apresentação, pedir momento individual com cada pessoa da equipe, ou pelo menos as pessoas chave, para conhecê-las melhor e entender as expectativas é recomendado.

“Se mostrar disponível após a apresentação e manter-se atento ao grupo nos aplicativos de mensagens, onde qualquer tema urgente possa ser tratado com rapidez e mostrar-se disponível para a equipe acessar em qualquer momento de dúvidas”.

Novo trabalho na pandemia: Sobre a Thomas Case & Associados

Referência em serviços de recolocação profissional e recrutamento & seleção no Brasil, a consultoria tem especialistas em diversas áreas, como Outplacement, Recrutamento & Seleção e Assessment, para colaborar com pautas.

A Thomas Case & Associados atua desde 1977 com soluções em gestão de pessoas, carreiras e mercado de trabalho. Liderada por Norberto Chadad, a empresa é pioneira em recolocação de executivos e lançou o primeiro cadastro de currículos da internet brasileira (Catho), se consolidando como a mais tradicional e maior consultoria nacional.

Atualmente, oferece um amplo portifólio para profissionais como programas de: Transição de Carreira, Gestão da Carreira Alternativa, Coaching de Carreira, Assessment e Plano de Pós-carreira.

Já para as empresas oferece serviços de: Outplacement individual e em grupo, Executive Search/Hunting, Mapeamento de Mercado, Avaliação de Perfil, Coaching Organizacional, Pesquisa de Clima, Palestras e Treinamentos.

A Thomas Case & Associados conta com a matriz em São Paulo e filiais em Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Link da publicação: https://bit.ly/3tiN61G

Matéria replicada Portal Alto Tietê: https://bit.ly/3eiAJyr

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