Como fazer parte do novo mercado de trabalho?

Como fazer parte do novo mercado de trabalho?

Como fazer parte do novo mercado de trabalho? Pode ser definido a partir da relação entre aqueles que procuram emprego e aqueles que oferecem emprego num sistema típico de mercado onde se negocia para determinar os preços e quantidades de um bem, o trabalho. O seu estudo procura perceber e prever os fenômenos de interação entre esses dois grupos, tendo em conta a situação econômica e social do país, região ou cidade. Assim como em todo mercado, o mercado de trabalho também possui compradores e vendedores, sendo que os compradores são os empregadores e os vendedores são os empregados. O mercado de trabalho é, assim, composto de todos os compradores e vendedores de trabalho. Alguns desses participantes podem não ser ativos num dado momento, no sentido de estar procurando novos trabalhadores ou novos empregos, mas, em qualquer dia dado, milhares de empregadores e trabalhadores encontram-se no mercado. Pode-se dizer que as circunstâncias sob as quais os empregadores e empregados alugam os serviços de mão de obra constituem claramente um mercado e por vários motivos. Alguns motivos são destacados por Ehrenberg e Smith (2000, p. 2). Em primeiro lugar, instituições foram desenvolvidas para facilitar o contato entre compradores e vendedores de serviços de trabalho. Em segundo lugar, uma vez que o contato seja atingido, informações sobre preço e qualidade são tocadas. Inscrições para emprego, entrevistas e mesmo informações verbais, a partir de amigos, ilustram esse tipo de intercâmbio no mercado pela mão de obra. Em terceiro lugar, quando um acordo é atingido, algum tipo de contrato é executado, abrangendo a compensação, as condições de trabalho, segurança no emprego e até a duração do emprego. Cabe ressaltar que os contratos trabalhistas requerem normalmente que os empregadores remunerem os empregados por seu tempo e não pelo que produzem. Referência: https://gestrado.net.br/verbetes/mercado-de-trabalho/#:~:text=Pode%20ser%20definido%20a%20partir,de%20um%20bem%2C%20o%20trabalho.

O fator mais importante para se preparar para essas mudanças e obter mais sucesso no novo mercado de trabalho será o conhecimento.

Não é surpresa para ninguém que o mercado de trabalho teve que ser reinventado e que inúmeras inovações tecnológicas foram implementadas nos últimos dois anos. Todos os setores viveram e vivem um novo momento de transformações, habilidades recém-adquiridas e a necessidade do olhar das empresas para seus colaboradores.

As mudanças sempre ocorrerão em todos os aspectos de nossas vidas; afinal, a evolução faz parte do nosso dia a dia. No entanto, é nossa responsabilidade acompanhar as novas tendências e transformações da sociedade, a fim de evitar tornar-se desatualizado diante das recentes demandas.

Quer saber mais como fazer parte do novo mercado de trabalho? Dê o play e assista o nosso webinar que teve a participação do gerente sênior de transição de carreira, Alexandre Louro Pires e mediação de Bruna Paranhos, jornalista da AFonte! Comunica.


Últimas notícias