Como lidar com um colega que fala demais

Como lidar com um colega que fala demais

Como lidar com um colega que fala demais

Saiba como impor limites de forma educada e priorizar suas necessidades para proteger seu time e conseguir trabalhar. Confira a matéria escrita por Melody Wilding para a Forbes Brasil.

Patrick estava claramente irritado enquanto se sentava para a nossa sessão de coaching. “Estou no meu limite”, ele disse balançando a cabeça. Ele havia, de novo, feito uma reunião de planejamento com um membro de marketing da sua equipe. Apesar de Patrick gostar de trabalhar com essa pessoa na maior parte do tempo, ele não estava feliz com o fato de que as reuniões com ela geralmente duravam 20 ou 30 minutos a mais do que o esperado, o que atrasava Patrick para seus próximos compromissos. Sua colega tendia a sair do tema e falar muito, monopolizando a conversa.

Talvez você se identifique com a dificuldade de Patrick. Todos já tivemos a experiência de trabalhar com alguém que não parece entender que eles falam demais. Essa pessoa pode ser alguém que não para de te mandar mensagens ao longo do dia, que te incomoda para falar detalhadamente sobre o final de semana ou te liga e pede para conversar por 10 minutos e, ao invés disso, te mantém preso por uma hora.

Ficou claro para mim que Patrick deveria estabelecer limites à sua colega. Mas, quando sugeri isso, ele resistiu à ideia. “Fico esgotado de interagir com ela às vezes, isso não é legal. No entanto, a última coisa que quero é fazê-la se sentir mal”. As preocupações de Patrick não me surpreenderam mim, já que muitos dos meus clientes já haviam se expressado da mesma maneira.

Os profissionais e líderes para quem eu dou coaching são “líderes sensíveis”, expressão que eu uso para descrever pessoas que são sentimentais e que também conquistam muitas coisas. Líderes sensíveis são empáticos e fortemente antenados às dinâmicas emocionais, e isso é parte do que os torna bons líderes. Mas esses atributos também podem torná-los pessoas que evitam conflitos e que buscam agradar os outros.

Se você está preocupado em estragar sua relação com aquele colega que fala demais, pense no preço que você pagará se nada mudar. Pode parecer que você está pegando o caminho mais fácil e sendo paciente ou generoso quando você deixa a pessoa gastar seu tempo falando, mas, na verdade, você estará construindo uma relação tóxica que vai te prejudicar pessoal e profissionalmente.

Há várias razões para pessoas falarem demais – ansiedade, desorganização, ego, entre outras – mas, apesar da causa do problema, você deve priorizar suas necessidades e proteger seu time ao impor limites de forma educada e com compaixão para conseguir trabalhar.

Aqui estão várias maneiras de como você pode fazer isso:

Antecipe os pedidos

 

Por um momento, reflita sobre os colegas com quem você interage regularmente e que falam demais. Ao ter em mente quem essas pessoas são, você pode se preparar com antecedência para esses encontros com eles. Logo antes de começar a conversar, coloque o seu limite. Estabeleça, de forma clara, um limite de tempo para a interação dizendo algo como “tenho outro compromisso daqui uma hora” ou “preciso te avisar que só posso conversar por 10 minutos”.

Não há necessidade de explicar o porquê você está colocando um limite de tempo para eles. Precisar terminar tarefas, descansar ou ter um intervalo são razões suficientemente importantes. E, quando colocar um limite, é importante reforçá-lo e terminar a reunião na hora que você disse que iria. Se deixar a pessoa falar além da hora estipulada, você está ensinando que ela não tem que levar seus pedidos a sério.

Sinalize que o tempo está acabando

 

Se você disse ao seu colega que somente pode conversar por uma hora, então relembre isso, sem falta, aos 45 minutos de duração e comece a finalizar a conversa. Você pode dizer algo como: “nesses 15 minutos que ainda temos, vamos focar nos nossos próximos passos. Vou ser responsável por essa tarefa enquanto você completa a outra”. Outra possibilidade é usar um método de coaching e fazer uma pergunta ampla, como “estamos no final da nossa reunião. Para terminar nosso tempo juntos, adoraria ouvir de você sobre o que conversamos hoje”.

Pratique a interrupção estratégica

 

Às vezes é difícil, mas é possível intervir de forma estratégica. Comece com frases educadas como: “tudo bem se eu compartilhar algo?” ou “eu adoraria complementar o que você acabou de dizer, se me permite…”

Você também pode usar gestos como levantar o dedo indicador ou a mão. Em uma reunião virtual, use a função de bate-papo para alertar a pessoa para o fato de que você tem algo para compartilhar.

Outra maneira de sinalizar que você quer falar é sair do mudo. Às vezes, pode ser necessário se afirmar com mais força. Existe uma técnica de assertividade chamada disco quebrado que pode ser útil. Consiste em simplesmente repetir uma mesma frase. Você pode dizer o nome da pessoa (“Fulana, fulana, fulana — desculpe, mas preciso voltar ao que estava fazendo”) ou uma frase ( “Precisamos parar por hoje. Precisamos parar por hoje”).

Se expresse na primeira pessoa

 

Quando você define um limite, é melhor dizer “eu” para se apropriar de sua perspectiva e se expressar. Isso significa falar na primeira pessoa inicialmente (eu, meu) em vez de segunda pessoa (você, seu.) Aqui estão alguns exemplos de como usar:

  • Eu tenho um prazo e não tenho tempo para falar agora.
  • Para entregar o melhor desempenho possível, preciso de tempo para me concentrar. Obrigado pela compreensão.
  • Estou sobrecarregado e não estou no momento adequado para agregar tanto para essa conversa quanto eu gostaria. Podemos retomar na próxima semana?
  • Em outros momentos, sei que pude te ajudar com isso, mas não tenho mais como fazer isso.
  • Tenho sentido que nossas conversas estão desequilibradas em alguns aspectos. Podemos falar sobre como torná-las mais iguais?

Limite a conversa a um horário específico

 

Seus colegas de trabalho tagarelas podem procurar seus conselhos e orientação com mais frequência do que você gostaria. Você pode simplificar essas solicitações criando sistemas para te proteger de uma enxurrada contínua de perguntas. Alguns de meus clientes mantêm o “horário de expediente” bloqueando o horário no calendário quando os colegas são bem-vindos para solução de problemas, discussões informais e muito mais. Se você adotar essa abordagem, poderá responder à tentativa de seu colega de conversar dizendo: “Que ótimo assunto. Você poderia vir ao meu escritório na terça-feira às 14h? Separei esse tempo para questões como essa”.

Traga o quadro geral

 

É possível que a propensão de seu colega a falar demais possa eventualmente exigir uma conversa de feedback mais ampla. Isso é essencial se a tagarelice dessa pessoa estiver causando um grande impacto negativo em você ou no seu tempo, em um nível que afeta a produtividade, a pontualidade ou até mesmo a experiência do cliente. 

Se uma conversa como essa se tornar necessária, comece redefinindo suas expectativas para o seu relacionamento profissional. Fale sobre sua disponibilidade e seus horários, a forma como você estrutura as agendas de suas reuniões e o que cada um de vocês precisa para oferecer o melhor desempenho possível.

Definir limites pode ser desconfortável, especialmente quando os colegas estão envolvidos. Mas é um exercício que pode fortalecer sua confiança. Cada vez que você estabelece um limite, você está enviando um sinal para si mesmo de que sua energia, preferências e desejos são tão importantes e valiosos quanto os de qualquer outra pessoa.

Link da publicação: https://forbes.com.br/carreira/2022/10/como-lidar-com-um-colega-que-fala-demais/

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