Como se preparar para uma entrevista de emprego online ou presencial com sucesso?

Independente da modalidade, a entrevista de emprego é sempre um enorme desafio, já que exige uma grande preparação para conseguir sucesso.

Em entrevista ao Jornal Grande ABC, Douglas Guidi, consultor de carreira aqui da Thomas Case & Associados, explicou que ” é importante buscar referências sobre a empresa e o perfil organizacional dela. Saber da cultura, das missões, visão e valores, para entender se ela se encaixa no que você busca como profissional”.

Além disso, Douglas preparou algumas dicas para você encontrar seu sucesso nas próximas entrevistas.

Confira a matéria!

Online ou presencial, a entrevista para um novo posto de trabalho sempre é um grande desafio. Encarar um recrutador, responder as perguntas, se portar de maneira correta, usar uma roupa adequada, são muitas as dúvidas que permeiam este tema.

E como se diferenciar para que a entrevista seja assertiva? Douglas Guidi, consultor de carreiras da Thomas Case & Associados, explica os primeiros e principais passos.

“É importante buscar referências sobre a empresa e o perfil organizacional dela. Saber da cultura, das missões, visão e valores, para entender se ela se encaixa no que você busca como profissional”, ressalta.

O especialista em recrutamento e seleção da Thomas Case & Associados preparou algumas dicas de como se preparar para a entrevista e notar os sinais de que podem indicar boa desenvoltura.

Atente-se ao dress code

Entender a cultura da empresa ajuda na escolha do dress code que aproxima o candidato do dia a dia do local.

“Por exemplo, não cabe terno e gravata em uma start-up de tecnologia e não vale uma camiseta em entrevista em um grande banco com cargos executivos”, explica Guidi.

Planejamento de horário

Planejar com antecedência o caminho, melhor horário e tempo de antecedência mostram organização. Chegue cedo se for um encontro presencial. Isso te dará tempo para repassar mentalmente seu discurso.

“É importante saber onde você vai, lembre-se que a maioria dos prédios comerciais tem a necessidade de cadastros, por isso esteja preparado e verifique se está com seus documentos.”

Teste os apps de conexão se for online

Se a entrevista for virtual, teste o aplicativo de conexão com antecedência para evitar atualizações em momentos inoportunos. Desative todas as notificações que possam gerar distrações e deixe o celular sempre carregado e preparado para rotear a internet em caso de queda de energia e da rede.

Expressões corporais candidato e entrevistador

É comum ficar nervoso em uma entrevista, por isso, fique atento às expressões corporais enquanto fala, evite abaixar a cabeça e tente se fixar no entrevistador, mantendo contato visual.

O entrevistador também emite sinais de que está gostando ou não da conversa.

“Sorrisos, balançar a cabeça positivamente e manter o contato visual mostra que ele está interessado no eu discurso. E isso é bom”, revela o especialista da Thomas Case & Associados.

Tempo de entrevista

Se a conversa ultrapassou o horário porque fluiu de maneira positiva, pode ser um bom sinal, porém, é importante que o candidato não force esse tempo. Ele precisa ter ocorrido de forma natural, como uma demonstração de que a empresa realmente quer saber mais de você.

Bom sinal

Se o recrutador no momento da entrevista se dispôs a te mostrar as instalações, fala de pontos como remuneração, explica minuciosamente as vantagens de trabalhar naquele local e das próximas etapas do processo, indica boas chances de contratação ou de uma boa proposta. Porém lembre-se, esse convite desse ser feito pelo entrevistador, nunca pelo entrevistado. 

“Se o recrutador continua a fazer perguntas ou a ‘vender’ a empresa mesmo na hora de ir embora isso pode indicar que o candidato deixou uma boa impressão”, indica Guidi.

Posso entrar em contato após a entrevista?

Sim, é recomendado perguntar o tempo de resposta e aguardar o prazo indicado.

“Mas se não houver o feedback, duas semanas é um prazo adequado para entrar em contato e solicitar o retorno. Isso demonstra interesse pela empresa e pela vaga.”

Links da publicação

Jornal Grande ABC: https://bit.ly/3PLGR2P
Cultura e Negócios: https://bit.ly/3yjaORP
Valor Agregado: https://bit.ly/3LMatL1

Últimas notícias

Transição de Carreira

Carreiras promissoras

Com as mudanças e inovações colocadas nos últimos anos, hoje, quais as profissões, áreas e habilidades essenciais para os supermercados?

Saiba mais »