Como ser um bom networker?

Parece mais do mesmo, mas não é! O desafio do sucesso profissional depende não só de bons conhecimentos, aptidão e talento, mas também de uma forte rede de relacionamentos. Luiz Scistowski, psicólogo e consultor de desenvolvimento de carreira da Thomas Case & Associados, compartilha em seu artigo algumas dicas importantes para garantir bons resultados durante o desenvolvimento de novas e construtivas relações.

O desafio pelo sucesso profissional não depende apenas de bons conhecimentos, aptidão e talento, mas, também, de uma boa rede de relacionamentos. Em uma época onde todos os empregos estão sendo considerados quase que como temporários, saber cultivar e ampliar uma boa network pode ser fator determinante para conquistar seu sucesso ou fracasso profissional.

Uma boa rede de relações não garante apenas novas e melhores oportunidades; também serve como uma ferramenta preciosa para obter informações de grande valor, além de ser uma excelente forma de se expor ao mercado de trabalho.

Acompanhe alguns princípios básicos desse importante instrumento voltado ao autodesenvolvimento:

Networking é algo que vai muito além das relações estabelecidas em um mero ciclo de amizades.

Não basta apenas estar engajado em uma ampla rede de relações, se ela não representa uma possibilidade de retorno significativo em sua carreira profissional. É preciso construir sólidas uniões de puro profissionalismo. Também é imprescindível estabelecer relações mutuamente benéficas, ou seja, disponibilizar informações e recursos pessoais para receber novos conhecimentos e criar oportunidades.

Networking é um ‘dom’.

No entanto, você pode aprimorar essa habilidade por meio do domínio do relacionamento interpessoal e do desenvolvimento de características que facilitem a interação nos grupos e a formação de novas amizades. Estão entre elas: empatia, bom humor, capacidade de comunicação, boa apresentação, flexibilidade e perfil expansivo. Sem essas importantes qualificações, torna-se difícil relacionar-se com o sucesso em um mundo tão diverso em termos de pessoas e suas características únicas.

Então, antes de sair por aí distribuindo pedidos de conexão, cartões e contatos, reavalie seu perfil para garantir bons resultados durante o desenvolvimento de novas e construtivas relações. Invista em seu networking seguindo alguns princípios fundamentais:

  • Valorize ao máximo sua rede de relações profissionais, em todas as circunstâncias, e não somente nos momentos em que você precisa.
  • Entre em contato com antigas amizades, clientes, ex-chefes, ex-professores, ex-colegas de trabalho ou da época da faculdade, fornecedores, clientes etc. Procure sempre expandir suas amizades e reativar contatos.
  • Troque ideias com o maior número possível de pessoas. Muitas vezes, um bom papo com um profissional que não possui nenhuma ligação com a sua área de atuação, pode lhe render oportunidades. Esteja sempre disponível e nunca dificulte o acesso a você.
  • Procure se aproximar de outros profissionais que possam trazer um benefício direto para sua carreira. Pode ser um gerente ou um diretor de outro departamento ou, até mesmo, aquele seu concorrente que vive conquistando novas realizações.
  • Participe de treinamentos, congressos, seminários, palestras, convenções, eventos, coquetéis, reuniões etc.
  • Coloque-se em circulação e não deixe de cultivar seus relacionamentos através de mensagens, e-mails, almoços etc. Enfim, comunique-se e apareça para o mundo.

Esteja certo de que você está investindo no desenvolvimento de uma forte e sólida rede de relacionamentos, pois ela é, sem dúvida, um dos seus mais valiosos veículos de marketing pessoal.

Luiz Scistowski é Psicólogo, gerente de carreira na Thomas Case & Associados e autor do livro “Como Conquistar e Manter seu Emprego”

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