Sinto muito em saber disso, porque perder o emprego pode ser uma experiência difícil e estressante, mas existem algumas ações que você pode fazer para ajudar a lidar com a situação. Luiz Scistowski, psicólogo e consultor de desenvolvimento de carreira da Thomas Case & Associados, compartilha em seu artigo cinco passos estratégicos para se manter empregável. Confira!
O “fantasma” do downsizing está assombrando milhares de trabalhadores. Mesmo nos países cuja economia vai bem, este é um problema que afeta muitos profissionais e isso se deve basicamente a dois fatores:
Primeiramente, as reestruturações internas são necessárias às organizações que desejam se manterem vivas e competitivas no mercado. Os negócios precisam se tornar mais enxutos, eficientes e dinâmicos ao mesmo tempo.
A maioria das organizações vem redefinindo seus conceitos de gestão, suas formas de empregar recursos, seus sistemas de produção, suas relações com clientes, com fornecedores e com seus próprios colaboradores.
Em segundo lugar, e como consequência disso tudo, empregos de todos os tipos vêm sendo diretamente afetados. Inúmeras funções de diversos níveis entram em declínio, tornam-se obsoletas e simplesmente desaparecem, enquanto surgem novas e mais elaboradas vertentes de aplicação para o trabalho humano.
A automação e o controle dos negócios on-line, por exemplo, pulverizaram milhares de cargos administrativos e operacionais. E é frente a este cenário caótico e de incertezas que temos a árdua tarefa de nos mantermos competitivos.
A principal “dica” para quem perdeu o emprego é investir em um processo de recolocação utilizando um planejamento estratégico adequado. Com a forte crise, recessão e alta competitividade que estamos enfrentando, isso poderá fazer a grande diferença nos resultados alcançados durante a fase de transição.
Acompanhe os 5 passos estratégicos para se manter empregável:
Passo 1 – Faça uma autoavaliação
Reflita sobre seu perfil profissional e como você de fato poderia agregar suas qualificações e conhecimentos técnicos à uma empresa. Pergunte a si mesmo:
- Por que uma empresa deveria me contratar?
- Estou atualizado em minha área de atuação?
- Possuo algum diferencial competitivo?
- Minha pretensão salarial está compatível com o atual momento do mercado?
Estes questionamentos irão direcionar você às atividades e funções mais aderentes ao seu perfil, além dos caminhos que devem ser seguidos durante sua fase de transição de carreira.
Avalie atual cenário do mercado, principalmente em sua área de atuação, e crie um plano de ação, identificando as oportunidades mais compatíveis com seu perfil de qualificações.
Passo 2 | Elabore um currículo eficiente
O currículo, em geral, é o primeiro instrumento de marketing pessoal que irá “vender” suas qualificações às empresas e, exatamente por isso, merece atenção especial. Deve ser objetivo, dispensando informações que não possuam maiores relevâncias, sendo convidativo à leitura. Erros de português, nem pensar! Lembre-se sempre que o seu currículo irá refletir a sua imagem profissional.
Ressalte seu objetivo, a área que pretende atuar, seu nível de fluência em idiomas, além de ferramentas específicas relacionadas à sua área de atuação.
O Histórico Profissional deve ser apresentado de forma sintetizada. Relacione as empresas, os cargos assumidos e respectivas atribuições funcionais, responsabilidades e principais êxitos e realizações ao longo de sua trajetória – buscando não se tornar repetitivo.
Dedique atenção especial na hora de elaborar um modelo eficiente, que retrate de forma clara e objetiva seu perfil e qualificações.
Passo 3 | Atualize seu perfil no LinkedIn
O LinkedIn é atualmente considerado uma das principais fontes para prospecção, captação de oportunidades e divulgação profissional. Se tornou uma ferramenta imprescindível àqueles que buscam se apresentar ao mercado de trabalho com maior eficiência, além de possibilitar a criação e ampliação da rede de relacionamentos. Alguns dados estatísticos revelam que 70% das empresas utilizam esta mídia específica para divulgação de vagas e visualização de candidatos.
Mas não basta apenas ter uma página no LinkedIn. É preciso cuidar da relevância do seu perfil na rede, caso contrário dificilmente irá aparecer nos resultados de pesquisa efetuados pelos selecionadores. Usuários do LinkedIn com classificação de Perfil Campeão, são 40 vezes mais propensos a conquistarem melhores oportunidades.
Com isso, procure ter mais de 500 conexões, preferencialmente com profissionais estratégicos ligados à sua área de atuação e potenciais recrutadores. Siga as 10 empresas às quais você gostaria de trabalhar, parceiros ou mesmo concorrentes e procure participar de grupos relacionados à sua área de atuação.
Altere a sua fotografia de perfil. Inclua uma foto com roupa social ou que seja adequada ao seu trabalho e área de atuação. Faça boas recomendações de profissionais que você conheça e procure obter pelo menos 3 recomendações de ex-empregadores e/ou colegas de trabalho.
Publique um artigo sobre algum assunto que tenha domínio e compartilhe com sua rede de contatos. Comente publicações nas páginas das empresas que deseja atuar. Inicie uma discussão em algum grupo. Consulte os convites que realizou e que ainda se encontram pendentes. E procure interagir diariamente em sua plataforma.
Passo 4 | Invista na criação de suas próprias oportunidades
O emprego ideal dificilmente irá bater em sua porta. Para conquistar uma posição no mercado de trabalho, é preciso ‘arregaçar as mangas’ e assumir um comportamento proativo. Com isso, entre em contato com Empresas e Consultorias de Recrutamento & Seleção, mesmo não havendo uma vaga de emprego em aberto no momento.
Utilize a sua rede de relacionamentos como fonte de pesquisa – sua network pessoal – amigos, familiares, clientes, ex-professores, ex-chefes etc. Utilize também a Internet como fonte de pesquisa de oportunidades e apresentação às empresas, considerando os sites especializados de emprego e as redes sociais profissionais como o LinkedIn etc.
Se possível, busque auxílio com uma Consultoria de Gestão de Carreira e Outplacement. Contudo, muita atenção nessa hora: pesquise bem a idoneidade da empresa antes de contratar qualquer tipo de serviço de apoio profissional à sua recolocação!
Lembre-se: Procurar trabalho, dá trabalho! Então, procure estabelecer conexões estratégicas com profissionais de RH que possam ampliar sua network e gerar novas oportunidades.
Passo 5 | Prepare-se para as entrevistas
Quando surgir uma oportunidade de emprego, estude previamente a empresa antes de comparecer à entrevista. Investigue suas políticas, produtos, serviços e tudo mais que for possível para, só então, estabelecer um contato inicial.
Prepare-se ao máximo para os processos seletivos, visando criar empatia e causar uma boa primeira impressão. Cuide de sua apresentação pessoal e lembre-se que se você está sendo entrevistado é porque a empresa busca uma solução para algum problema. Demonstre, de alguma forma, que você pode ser a solução!
Alguns aspectos negativos avaliados durante processos seletivos:
- Má apresentação, arrogância, agressividade, complexo de superioridade e presunção.
- Incapacidade de se expressar com clareza: voz ruim, má dicção, erros de português.
- Falta de perspectivas para a carreira, objetivos e determinação.
- Falta de interesse e entusiasmo, segurança e equilíbrio emocional.
- Supervalorização do dinheiro, interesse apenas pelo melhor salário.
- Falta de tato, discernimento e maus modos.
- Falar mal dos empregos e chefes anteriores. Desinteresse pelos estudos e atualização.
- Aperto de mão fraco, sem vida. Indecisão.
- Falta de interesse pela empresa e pelo cargo. Falta de ética, intolerância e fortes preconceitos.
- Incapacidade para receber críticas e ideias radicais.
- Atraso injustificado para a entrevista.
- Dizer que nunca ouviu falar da empresa contratante. Não fazer perguntas sobre o cargo.