Quais perguntas fazer para o recrutador no final da entrevista de emprego?

Você tem alguma pergunta? É bem possível que o recrutador termine a entrevista fazendo essa pergunta. O que você responde? O objetivo da entrevista de emprego é que você demonstre todo o seu potencial como profissional, e fazer perguntas pode ser uma maneira de fazê-lo.

Glaucia Nasi, consultora de carreira da Thomas Case & Associados, compartilha em seu artigo algumas dicas importantes para impressionar o recrutador e ter um bom desempenho durante o processo de seleção.

Muito se fala sobre como se preparar para um processo seletivo para que você possa apresentar sua expertise alinhada às necessidades da empresa, articulando pontos de sua experiência e resultados relevantes à posição e os demais cuidados que devem ser tomados neste momento. Então a preocupação principal é como responder e estar afiado para dar as melhores e mais objetivas respostas que encantem o entrevistador na hora e garantam a continuidade no processo seletivo.

Chega o momento que o entrevistador se posiciona: “agradeço sua disponibilidade para nossa conversa; já tenho as informações de que preciso sobre o seu perfil. Você gostaria de fazer alguma pergunta?”

E agora? A mente se inquieta e surgem as dúvidas: “O que posso perguntar?” “Será que se eu fizer a pergunta X estarei sendo invasivo?” “E se não fizer nenhuma pergunta, parecerei desinteressado?”

Respire fundo e lembre-se que, quando a empresa está te conhecendo e analisando seu perfil para ver se você se encaixa na vaga, aqui está sua chance de descobrir se essa empresa pode representá-lo profissionalmente e se é nela que quer dar continuidade à sua trajetória.

Listo algumas perguntas que você pode fazer, mas limite-se de três a cinco perguntas que sejam relevantes para seus interesses e ajudarão você a aprender mais da empresa.

Quais são os maiores desafios do cargo em curto e médio prazos?

Conheça sobre os pontos fortes e fracos da área e saiba como se preparar para contribuir de forma significativa e atingir seus objetivos.

Esta oportunidade é nova? É uma substituição? Como ela tem evoluído dentro da empresa?

Esse questionamento pode mostrar quão estratégica é essa posição, quais mudanças são esperadas e se a inovação pode ou não ser implementada. Se não for um cargo novo, você poderá levantar informações porque a pessoa que a ocupava saiu da empresa.

Tem possibilidade de crescimento?

Se você deseja desenvolver uma carreira de médio a longo prazo na empresa e busca crescimento profissional, é importante saber quais opções tem e se possui um plano de carreira estruturado.

Existem oportunidades de aperfeiçoamento na empresa?

Além de demonstrar que tem interesse em adquirir novas habilidades para beneficiar você e a empresa, também avalia se a empresa se preocupa em realizar este investimento em seus funcionários, uma vez que contar com este apoio é um diferencial.

Você pode falar mais sobre as responsabilidades do dia a dia neste cargo? Como seria um dia típico?

A rotina faz parte de qualquer ambiente em nossa vida, afinal nem tudo é glamour. Saber quais são suas reponsabilidades, quais ações você pode tomar e o que acontece diariamente permite avaliar o quanto pode implementar no trabalho e se tem recursos para isso.

Quais são os objetivos da empresa para o próximo ano?

Entenda se a empresa está vivendo um momento de expansão, está em uma fase de adaptação e/ou manutenção ou está enfrentando desafios no mercado.

Quais são os próximos passos do processo seletivo? Você tem alguma dúvida em relação à minha candidatura? O que você está procurando em um candidato?

Tome a iniciativa e pergunte o que vem a seguir, assim você consegue se preparar adequadamente para os próximos passos do processo seletivo. Essas perguntas também ajudarão você a reduzir sua ansiedade e obter uma melhor compreensão de sua situação atual em relação à posição.

Essas são algumas dicas de como demonstrar seu interesse de construir uma carreira dentro da empresa, e como você pode, de fato, contribuir no desenvolvimento da área e com seus colegas de trabalho.

Últimas notícias

Transição de Carreira

Carreiras promissoras

Com as mudanças e inovações colocadas nos últimos anos, hoje, quais as profissões, áreas e habilidades essenciais para os supermercados?

Saiba mais »