Você é atraente para um headhunter?
Você é atraente para um headhunter?
Como perceber qual o grau da sua atratividade para o mercado de trabalho? Se concluir que não, você pode tomar medidas para mudar isso.
O mercado de trabalho quer você? Isso depende da adequação que seu perfil tem para as demandas dos empregadores potenciais, da eficiência de seu marketing pessoal, do seu grau de visibilidade, do seu comportamento na interação com consultores da área de RH, headhunters, dirigentes, profissionais que eventualmente podem dar referência.
Elaboramos este artigo para você refletir se é ou não atraente para os headhunters. Confira!
Você está no caminho certo!
O que o torna interessante para um headhunter é a sua disposição em atualizar-se, em aprender, em aprimorar-se e melhorar a sua carreira sempre.
É como você age, são os cursos que você faz por conta própria, a forma como você dedica a si mesmo suas horas de lazer (que têm que existir).
Ter disponibilidade para contatos, facilitar a aproximação do headhunter, inclusive retornando suas ligações sempre que possível, demonstra seu interesse em se manter continuamente afinado com o mercado.
Isso é sinal de competitividade, o ingrediente que atrai os headhunters.
Além dos aspectos mencionados, fique atento a outras questões importantes (você precisa estar preparado para respondê-las):
- Você sabe quais são as competências mais exigidas hoje para sua posição, para seu segmento ou para a posição que você almeja?
- Você se conhece? Sabe quais são seus pontos fortes e a melhorar?
- Seus objetivos de carreira estão alinhados com aquilo que sua empresa atual pode oferecer?
- Você tem claro seu planejamento de carreira? Como e onde quer chegar?
Não faça isso!
Afastar-se do mercado de trabalho, seja almoçando sanduíche, seja não participando dos eventos, seja até mesmo se restringindo à cidade em que você mora são hoje características de uma pessoa imediatista, limitada aos muros da empresa onde trabalha.
O que adianta você ser considerado um executivo-técnico “brilhante” internamente, se nem seus clientes, nem seus fornecedores, ou até mesmo a concorrência o reconhecem? Nos dias de hoje, aproximar-se destes MEIOS é a melhor forma que você possui de ter informações do mercado e de levar para sua empresa as críticas e sugestões, que podem de modo concreto aprimorar os processos, os produtos e os serviços. Isso se chama proatividade!
Seja atraente para um headhunter!
- Tenha um perfil completo e atualizado no LinkedIn: O LinkedIn é uma das principais ferramentas utilizadas pelos headhunters para encontrar candidatos, portanto, é importante ter um perfil completo, com informações sobre sua formação, experiências profissionais, habilidades e competências.
- Destaque seus resultados: Ao descrever suas experiências profissionais no LinkedIn ou em um currículo, destaque seus resultados alcançados em cada posição que ocupou. Isso pode chamar a atenção dos headhunters e mostrar que você é um profissional de alto desempenho.
- Seja claro sobre seus objetivos profissionais: É importante deixar claro em seu perfil no LinkedIn ou em conversas com headhunters quais são seus objetivos profissionais e o tipo de posição que está buscando. Isso ajuda a direcionar os esforços dos headhunters e aumentar as chances de serem encontradas as oportunidades certas para você.
- Invista em sua rede de contatos: Além do LinkedIn, é importante cultivar sua rede de contatos e estar presente em eventos e atividades relacionadas à sua área de atuação. Participar de grupos e associações profissionais também pode ser uma forma de ampliar sua visibilidade e atrair a atenção dos headhunters.
- Desenvolva suas habilidades e competências: Busque sempre se atualizar e desenvolver novas habilidades e competências em sua área de atuação. Isso mostra que você é um profissional dedicado e interessado em crescer em sua carreira, o que pode ser um estímulo para os headhunters.
Lembre-se que ser atraente para um headhunter não significa que você deve mudar quem é ou alterar sua personalidade. O objetivo é destacar suas habilidades e competências de forma autônoma e transparente, de modo a chamar a atenção dos headhunters para o que você pode oferecer em uma determinada posição ou empresa.
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